Mais sobre Digital Prototyping….
Através de perguntas e respostas, você poderá conhecer mais sobre o conceito Digital Prototype (Prototipagem Digital) da Autodesk.

1. O que é um protótipo digital?

Um protótipo digital é uma simulação virtual de um produto que pode ser usado para testar a forma, encaixe e função. O protótipo digital vai se tornando mais completo à medida que os dados de design conceitual, mecânico e elétrico associados são incorporados. Um protótipo digital completo é uma verdadeira simulação digital do produto final e pode ser usado para otimizar e validar virtualmente um produto, na medida em que reduz a necessidade de se construir protótipos físicos caros.

2. O que é prototipagem digital?

A prototipagem digital oferece aos departamentos de design conceitual, engenharia e produção a capacidade de explorar virtualmente um produto completo antes mesmo de ser produzido. Com a prototipagem digital, os fabricantes podem criar, validar, otimizar e gerenciar designs desde sua fase conceitual até o processo de fabricação. O uso de um único modelo digital durante todo o processo de design ajuda as equipes de desenvolvimento de produto a melhorar o nível de comunicação com as partes interessadas enquanto coloca, de maneira mais rápida, novos produtos inovadores no mercado. Com o uso de protótipos digitais, os fabricantes podem visualizar e simular o desempenho real do design do produto sem depender de protótipos físicos onerosos.

3. Quais são os pontos críticos em que a prototipagem digital é eficaz?

O processo de fabricação e desenvolvimento de um produto é atualmente dividido em várias “ilhas de competências”:

• Na fase de design conceitual, desenhistas industriais e engenheiros freqüentemente usam métodos baseados em papel ou formatos digitais que são incompatíveis com as informações digitais usadas na fase da engenharia. A falta de dados digitais, de formatos compatíveis e de automação mantêm a fase conceitual separada da fase de engenharia e produção, o que significa que os dados de design conceitual devem ser recriados digitalmente na fase final, resultando em perda de tempo e dinheiro.

• Na fase de engenharia, os engenheiros mecânicos e elétricos usam diferentes sistemas e formatos, e a falta de automação torna difícil a captura de mudanças solicitadas na produção, impedindo uma resposta rápida. Outro problema na fase de engenharia é que o enfoque gemométrico do software 3D CAD tradicional dificulta a criação e o uso de protótipos digitais para validar e otimizar os produtos antes mesmo de serem fabricados, obrigando a construção de protótipos físicos onerosos.

• A fabricação é a parte final de todos os processos digitais (a desconexão entre a fase de design conceitual, os componentes de engenharia elétricos e mecânicos) e tais processos recebem estas informações analógicas na forma de desenhos. O resultado é uma forte dependência de protótipos físicos e seus subseqüentes impactos na produtividade e na inovação.

4. Já não existe há anos o conceito de prototipagem digital?

Embora muito se tenha falado sobre os benefícios da prototipagem digital nos últimos anos, o orçamento das ferramentas necessárias para se construir e testar um verdadeiro protótipo digital tem sido inviável para a maioria dos fabricantes.

As soluções de prototipagem digital são geralmente instalações caras e personalizadas, destinadas a grandes empresas. Além disso, a maioria dos novos aplicativos de modelagem 3D oferece apenas parte da funcionalidade necessária para a criação de um protótipo digital completo.

5. Qual é o diferencial da Autodesk quanto à prototipagem digital?

• Objetividade: a solução de prototipagem digital oferecida pela Autodesk é a maneira mais simples e direta para se criar e manter um modelo digital único. A facilidade de implementação e gerenciamento da tecnologia permite que grupos de trabalho de design e produção criem e compartilhem rapidamente um modelo digital único, que pode ser usado em todas as etapas de produção.

• Custo-benefício: a Autodesk tem o posicionamento claro de tornar acessível a criação de protótipos digitais ao grande mercado, trazendo maior custo-benefício a grupos de trabalho de design e produção. O comprometimento com a democratização das ferramentas de prototipagem digital provam que a ações da Autodesk são voltadas à disponibilização de tecnologias desktop potentes a empresas de todos os portes.

• Escalonável: a solução de prototipagem digital oferecida pela Autodesk é escalonável, flexível e fácil de integrar a processos comerciais já existentes. Desta forma, os fabricantes podem implementar os benefícios da prototipagem digital em seu próprio ritmo, com mínima interrupção dos fluxos de trabalho produtivos existentes.

6. Como a tecnologia e os produtos para manufatura oferecidos pela Autodesk trabalham com a prototipagem digital?

A solução de prototipagem digital oferecida pela Autodesk agrupa dados de design de todas as fases do processo de desenvolvimento do produto, criando um modelo digital único. Este modelo digital simula o produto final e dá aos engenheiros a possibilidade de visualizar, otimizar e gerenciar de maneira mais eficiente o design do produto antes mesmo de o protótipo físico ser produzido.

7. O que é possível fazer hoje com a solução de prototipagem digital da Autodesk?

Designers industriais usam o Alias para fazer o esboço digital de suas idéais de design e para criar modelos conceituais 3D digitalmente a fim de validá-los e compartilhá-los com a equipe de engenharia ou produção.

Engenheiros usam o Inventor para explorar suas idéias, por meio de representações simples e funcionais que ajudam a gerar um protótipo digital. O Inventor oferece a melhor interoperabilidade bidirecional entre aplicativos de design mecânico e elétrico 2D e 3D do mercado. A análise de tensão integrada e simulação de movimento ajudam os engenheiros a otimizar e validar designs completos digitalmente e confirmar se os requisitos do cliente foram atendidos antes mesmo do produto ser construído.

As equipes de produção se beneficiam do acesso a dados atuais e precisos (desenhos de lançamento, modelos e BOMs) – evitando erros causados pelo uso de documentos desatualizados. Ademais, as equipes de produção podem oferecer máxima excelência mais cedo no processo, ao utilizarem protótipos digitais criados com a tecnologia DWF™, podendo ainda comunicar, marcar e medir designs e, assim, aproximarem-se cada vez mais dos verdadeiros processos de produção sem papel.

8. Quais são os benefícios comerciais da prototipagem digital?

Segundo estudo realizado pelo Grupo Aberdeen, os principais fabricantes do mercado utilizam a prototipagem digital para reduzir pela metade o número de protótipos físicos normalmente construídos, conseguindo, por meio dessa tecnologia, colocar os produtos 58 dias mais cedo no mercado, reduzir em 48% os custos de prototipagem e, ainda, produzir produtos muito mais inovadores. A solução de prototipagem digital oferecida pela Autodesk ajuda seus clientes a obterem estes resultados.

Solicite ao nosso departamento comercial o estudo do Grupo Aberdeen em Português.

9. Como a Solução de Prototipagem Digital Autodesk ajuda os clientes a obter o que há de melhor?

Ao proporcionar os clientes com as ferramentas para desenvolver protótipos digitais completos, a Autodesk os ajuda a criar menos protótipos físicos e finalmente lançar no mercado antes da concorrência, com mais produtos inovadores.

A posição da Autodesk é que passar para o 3D é apenas o primeiro passo para criar um protótipo digital. No concorrido mercado global atual, ser o melhor significa usar tecnologia para estar na vanguarda da concorrência e incorporar a Prototipagem Digital no processo de desenvolvimento de produto dá aos fabricantes essa vantagem. A Autodesk oferece esta funcionalidade por meio de um conjunto completo e de fácil aprendizado de aplicativos de design e uma ampla seleção de parceiros para consultoria para tornar a Prototipagem Digital uma realidade.

10. O que diz o mercado sobre a prototipagem digital?

“Ser o melhor da setor não se trata apenas de passar do 2D para o 3D, mas também levar adiante a prototipagem digital a fim de analisar possíveis problemas de produto antes mesmo de o construirmos.” — Start-IT

“A Autodesk oferece uma linha abrangente de soluções em software para a indústria de manufatura, incluindo sua principal oferta de design 3D, o Autodesk Inventor. As soluções redefinem o processo de design de produto ao apoiar e conectar todas as disciplinas do desenvolvimento de produto, desde o design industrial à engenharia mecânica e elétrica e produção.” — Design News

“As mais recentes soluções de manufatura oferecidas pela Autodesk redefinem o processo de design de produto ao apoiar e conectar de forma nativa todas as disciplinas do desenvolvimento de produto, desde o design industrial à engenharia mecânica e elétrica e produção.” — The Manufacturer

“Uma das empresas que começaram com a prototipagem digital foi a Thompsons Couplings, fabricante que alega ser o líder em acoplamentos de eixo de velocidade constante. “Agora temos uma equipe de pessoas transformando conceitos em realidade através do [Autodesk] Inventor. Assim, em questão de minutos, é possível produzir componentes para o protótipo e depois fazer pequenas alterações neles.” — ComputerWorld.

11. Onde posso obter mais informações sobre as soluções de prototipagem digital da Autodesk?

Para saber mais sobre Prototipagem Digital, visite esta página: www.autodesk.com.br/prototipagemdigital e esta www.autodesk.com/solutions/digital-prototyping/wheel

Você vai poder obter outros documentos, fazer sua inscrição para um Webcasts e buscar as soluções para a sua indústria:
> Produtos de Consumo.
> Equipamentos Industriais.
> Fabricantes OEM.
> Fornecedores Automotivos.
> Transporte comercial e de lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *